Simplifique as etapas do PMOC com o novo relatório do Leankeep!

Compartilhe nossos artigos

A obrigatoriedade do PMOC serve para proteger a saúde das pessoas que convivem em ambientes artificialmente climatizados e garantir um ar livre de vírus e bactérias. Foi por esta razão que a Portaria 3.523, do Ministério da Saúde, determinou diretrizes para a implementação de um  Plano de Operação, Manutenção e Controle – PMOC – em edifícios de uso público e coletivo, que possuem equipamentos de climatização com capacidade acima de 5TR ou 60.000 BTU/H.

Os locais que não cumprirem com a lei estão sujeitos a multas altíssimas, sendo assim, não vale a pena arriscar ficar sem o documento no seu empreendimento. Para você entender melhor como o PMOC atua na sua operação, vamos detalhar como é esse processo de implementação e quais são as melhorias e vantagens do novo relatório PMOC do software Leankeep na sua emissão.


Etapas do PMOC

A implementação do documento PMOC é dividida em duas partes: química e mecânica. Vamos conferir na sequência um pouco mais sobre cada uma delas!

Etapa química

A etapa química é realizada em 4 fases por um laboratório especializado, que irá fazer as análises da qualidade do ar. Primeiro será feita a visita no local, logo depois a coleta de amostras no equipamento de ar, em seguida é realizada a análise em laboratório e, por fim, o resultado da verificação. 

A Resolução – RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003, avalia os seguintes itens exigidos pela ANVISA:

  • Pesquisa e contagem de fungos;
  • Dióxido de Carbono;
  • Determinação da temperatura, umidade e velocidade do ar;
  • Aerodispersóides totais.

Acesse nosso e-book exclusivo de PMOC e saiba mais sobre todas as exigências da lei!

Etapa mecânica

Na etapa mecânica do PMOC o plano de manutenção preventiva no sistema de climatização é realizado. Nesse documento deverá constar os procedimentos, checklists, periodicidade, responsáveis, enfim, todos os itens necessários para manter a higienização e a manutenção dos equipamentos, conforme as exigências sanitárias.

Como todo planejamento ele precisa seguir algumas etapas para uma execução eficiente e de sucesso. Então, saiba agora quais são os 5 passos a serem seguidos nos sistemas artificiais de climatização:

1.º Passo –  Identificar áreas e equipamentos
Nesta fase inicial, ocorre o levantamento dos dados de cada área e equipamento. Para organizar os componentes de maneira eficiente, será necessário fazer a sua identificação colando tags em cada equipamento. 

2.º Passo – Análise de cada equipamento
No segundo passo é feita uma inspeção nas instalações para identificar e corrigir possíveis problemas no equipamento. Verifica-se o histórico de defeitos, o regime de operação e o seu manual. Com isso será possível montar o seu plano de manutenção, definindo a periodicidade de cada atividade a ser realizada.

3.º Passo – Implantação do PMOC
Aqui o planejamento já se incorpora a rotina de manutenção. Será definido qual o melhor dia da semana para ocorrer as intervenções, qual profissional responsável por receber e acompanhar a equipe de manutenção e também treinar os funcionários para relatar qualquer problema que aconteça. 

4.º Passo – Execução das atividades
É nessa fase que as manutenções do plano das atividades acontecem. Elas devem ser feitas por um técnico em mecânica ou refrigeração, isso garante que o serviço seja feito de maneira correta, além disso, garante a durabilidade e confiabilidade do equipamento.

5.º Passo – Acompanhamento dos resultados
O acompanhamento avalia cada intervenção no equipamento, se o plano realizado é o mais eficaz e se alguma melhoria pode ser feita. Ao finalizar a avaliação, o técnico entra em contato com o responsável pelo plano e informa se há a necessidade de uma reavaliação do PMOC.

Responsabilidade técnica
A lei do PMOC exige duas anotações de Responsabilidade Técnica ( ART’s) diferentes, uma para a parte química e outra para a mecânica, e, desse modo, elas devem ser realizadas por empresas diferentes.

Saiba mais sobre o responsável técnico aqui!

Novo relatório PMOC do Leankeep está mais rápido e inteligente!

Como você pôde observar, o PMOC envolve uma série de passos até o momento de sua implementação na operação. O software de operação e manutenção de facilities do Leankeep consegue automatizar todo o plano de manutenção e organizar o dia a dia dos técnicos. O software Leankeep concentra em um só lugar todas as informações e documentos necessários, tanto da fase química quanto da fase mecânica do PMOC. Uma vez que os planos de atividades, áreas, equipamentos e o responsável técnico pelo ambiente climatizado estejam cadastrados na ferramenta, o processo do seu PMOC se tornará mais simples, ágil, padronizado e confiável.

Pensando em atender todas as necessidades de seus clientes, o relatório PMOC do Leankeep passou por grandes mudanças, então, o que já era bom, ficou ainda melhor! Com layout agradável, informações mais claras, organizadas e de fácil leitura, o documento está mais rápido em suas respostas e muito mais inteligente. Sendo assim, agora, qualquer pessoa que acessar o relatório terá entendimento total dos registros.  

No Leankeep, você tem o histórico organizado de todas as atividades do plano no sistema e, com essa super atualização, é possível:  

  • Ter mais agilidade no momento da emissão do PMOC. Mesmo que outras requisições já estejam em andamento, é possível emitir o relatório em apenas um clique, sem filas de espera ou travamento de qualquer outra função;
  • Receber o PMOC com segurança e total sigilo das informações. O arquivo é enviado por e-mail em PDF, logo após a emissão, sem precisar concluir o processo para dar continuidade as atividades;
  • Ler com facilidade os dados emitidos no relatório. Com títulos e legendas sem abreviações, qualquer pessoa que manusear o documento terá uma leitura mais dinâmica das informações;
  • Atender 100% das exigências da Lei na sua empresa. Com a inserção da nova categoria de “ambientes atendidos” na lista de equipamentos, você cumpre agora com todas as exigências da lei n.º 13.589/ 2018. 

Se o relatório de PMOC do Leankeep já era prático, imagina agora! Não deixe que a sua empresa pague por inconformidades na apresentação do PMOC à fiscalização e prejudique toda a atividade econômica do empreendimento. Solicite já a sua demonstração do nosso software de operação e manutenção de facilities do Leankeep.


Compartilhe nossos artigos

Este conteúdo foi útil?