Quando e como fazer a manutenção preventiva de ar-condicionado?

Muitas empresas realizam as manutenções dos equipamentos de ar-condicionado quando há um sinal de que algo está errado, como mau cheiro, dificuldades de resfriamento da máquina e vazamento. Porém, ter uma periodicidade de manutenção mantém os equipamentos em pleno funcionamento, garante a saúde dos usuários do local e ainda prolonga a vida útil das máquinas, além de evitar uma manutenção corretiva.
Por que é tão importante realizar a manutenção preventiva?
Todo equipamento precisa de cuidados para manter o seu bom funcionamento. O mesmo cuidado deve acontecer com o ar-condicionado, pois ele não só climatiza o ambiente, como também filtra o ar, retendo as impurezas e germes em seu filtro. Não higienizar o aparelho regularmente implica tanto em problemas técnicos quanto em um risco para à saúde de quem está no ambiente.
Além disso, o ar-condicionado não funciona bem quando o filtro e as demais partes da máquina estão sujas. O aparelho acaba reduzindo a capacidade de refrigeração, gerando ruídos e aumentando o consumo de energia, somando em custos para o empreendimento.
Dentro de uma empresa, a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado é ainda mais necessária, devido ao seu tamanho e o número de aparelhos que são precisos para manter o clima agradável. A importância de seguir uma periodicidade da manutenção é tão grande, que a implementação do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de aparelhos e/ou sistema ar-condicionado é obrigatória para médios e grandes empreendimentos com grande circulação de pessoas.
Clique aqui e tenha acesso a um e-book completo sobre as exigências do PMOC!
E quem pode realizar a manutenção preventiva dos aparelhos de ar-condicionado?
Em um ambiente residencial, até mesmo o proprietário pode realizar a manutenção de alguns itens do aparelho, como a limpeza dos filtros, das unidades interna e externa. Porém, a presença de um técnico capacitado é muito importante porque ele está apto a fazer um check-up na máquina e realizar todas as verificações que garantem o bom funcionamento do ar-condicionado.
Já em empreendimentos de médios e grande porte, a manutenção do sistema de ar-condicionado deve ser realizada periodicamente, por uma equipe interna capacitada ou realizada por uma empresa que oferece serviços de facilities – que terceirizam esse e outros serviços que mantém a operação de um edifício – contratada pelo empreendimento. Tanto a empresa que trabalha com um bom plano de manutenção, quanto a de facilities seguirão um cronograma de manutenção e um checklist para verificar todos os itens e mantê-los sempre ordem.
Quando fazer a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado?
O tempo em que a limpeza precisa ser feita varia conforme o tipo de ambiente e quanto mais frequente for o uso do ar-condicionado no empreendimento, mais constante devem ser efetuadas a higienização e manutenção dos aparelhos. Fique de olho nas datas que devem ser feitas as manutenções em ambientes comerciais e mantenha os seus aparelhos de ar-condicionado em ótimas condições durante o ano todo.
Itens do ar-condicionado que devem ser checados na manutenção preventiva
Regularmente
– limpeza do gabinete da unidade interna com pano macio e seco.
Semanalmente
– limpeza do filtro de poeira
Mensalmente
– limpeza da mangueira de drenagem
– limpeza da bandeja de drenagem
– verificação do encaixe das aletas
A cada 6 meses
Na unidade interna do ar-condicionado
– limpeza do trocador de calor (serpentina)
– reapertar contatos cabos elétricos no borne
– substituir filtros de vitamina C e Carvão ativado
Na unidade externa do ar-condicionado
– limpeza do trocador de calor (serpentina) da unidade externa
– limpeza do sistema de drenagem se houver
– reapertar contatos cabos elétricos no borne
– revisão dos contatos de cabos elétricos no compressor
– revisão do sensor de temperaturas, se houver
– reapertar parafusos do gabinete
– verificação dos capacitores
– verificação do suporte e/ou calços
– reapertar conjunto ventilador (hélice e motor)
– verificar se há necessidade de substituição do fluído (vazamento, baixo rendimento)
Uma vez ao ano
– substituir pilhas do controle remoto
– verificar o isolamento da tubulação entre as unidades
– verificar o travamento da tubulação entre as unidades
Fazendo a higienização e a manutenção regular do ar-condicionado você prolonga a vida útil do aparelho, economiza energia e melhora a qualidade de ar no seu ambiente.
Software Leankeep ajuda na manutenção preventiva
O software de operação e manutenção de facilities do Leankeep monta o Plano de Manutenção com todos esses itens descritos, define a periodicidade necessária, replica essas atividades, por exemplo, por um ano inteiro, criando uma agenda de manutenção que irá lembrar você e toda a equipe envolvida nas atividades de manutenção, garantindo que tudo seja realizado dentro do tempo necessário e que nenhum item seja esquecido. Além disso, com o software, podem ser definidos os materiais e ferramentas necessárias para esse tipo de manutenção, para que a operação seja bem ágil e assertiva.
Acesse aqui mais informações sobre o software Leankeep e descubra que manter o ótimo funcionamento operacional da sua empresa não é tão complicado assim, quando você utiliza a inteligência da ferramenta certa!
Fontes: Komeco e Doutor Clima.
Este conteúdo foi útil?