Qual é a importância do PMOC e como facilitar sua emissão?

Compartilhe nossos artigos

A qualidade do ar nos ambientes de trabalho é tão importante que passou a ser regulamentada por Lei. Em janeiro de 2018, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a implementação de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em todos os edifícios que possuem sistemas de ar condicionado.
Antes estabelecida através da Portaria nº 3.523, a nova Lei busca proporcionar uma melhora no bem-estar, na saúde, no conforto e na produtividade dos ocupantes de ambientes climatizados, além de evitar a contaminação de doenças transmitidas por fungos, bactérias e poluentes.
Com isso, o PMOC torna-se essencial no ambiente corporativo, não só no que diz respeito à qualidade de vida das pessoas, como também para garantir a manutenção eficaz dos sistemas de climatização. Evitando, assim, quebras, falhas ou até mesmo um aumento no consumo de energia.
O não cumprimento dos parâmetros do PMOC, que deve atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), configura infração sanitária, sujeita a penalidades que podem variar de R$2.000,00 a R$200.000,00.

Clique aqui e tenha acesso a um e-book completo sobre as exigências do PMOC!


Como emitir os relatórios do PMOC?

Com o Leankeep você pode emitir seus relatórios em apenas um clique. Isso porque nosso software de manutenção e operação predial concentra todas as informações e documentos em um só lugar. 
Assim que os planos de atividades, as áreas, os equipamentos e o responsável técnico pelo ambiente climatizado estiverem cadastrados em nosso sistema e as tarefas programadas pelas equipes de trabalho, o PMOC pode ser gerado automaticamente.

Além de realizar a manutenção corretiva e garantir a qualidade do ar no local, o Leankeep também fornece dados extremamente úteis para a manutenção preventiva, a fim de otimizar o funcionamento do sistema de climatização e aumentar a vida útil dos equipamentos. Afinal, equipamentos em melhores condições dão menos problemas e consomem menos energia, resultando em economia para o seu empreendimento.

Emita o seu PMOC completo e sem custos!

Se você prestador de serviços ou gestor predial, precisa emitir o seu PMOC com urgência, o Leankeep têm a ferramenta digital perfeita para você! O GeradorPMOC é prático e está preparado para otimizar o tempo de cadastro dos equipamentos, áreas, atividades dos técnicos e torna mais eficiente a gestão e emissão do plano de manutenção. Com o passo a passo simples da ferramenta, você terá o checklist com todas as atividades que devem ser realizadas e poderá ter o controle total da operação. 

O melhor disso tudo é que você poderá gerar o seu PMOC em apenas alguns cliques, gratuitamente. Isso mesmo, você receberá o documento em PDF, direto no seu e-mail, sem custo algum!

Evite multas pela fiscalização, clique aqui e conheça o GeradorPMOC do Leankeep!

O conteúdo foi útil para você? Então compartilhe e se inscreva na nossa newsletter, para receber mais dicas e conteúdos como este.


Compartilhe nossos artigos

Este conteúdo foi útil?