Quais relatórios eu preciso emitir para operação e manutenção de facilities? Conheça os principais relatórios e sua vantagens

Compartilhe nossos artigos

Relatório em mãos é sinônimo de uma boa gestão! São diversos tipos de relatórios que existem dentro do mundo de O&M de facilities. Encontrar quais relatórios mais condizem com a rotina de trabalho, muitas vezes, é uma tarefa difícil para o gestor. Por esse motivo, é preciso conhecer sua equipe e seus equipamentos, para que seja feita uma análise dos melhores tipos de relatórios a serem emitidos.

A relação da tecnologia com os relatórios

A tecnologia é uma ótima aliada nesse processo de escolha, coleta de dados e emissão dos relatórios. Os softwares conseguem coletar os dados de forma fácil conforme as tarefas forem concluídas no dia a dia da equipe, e o gestor pode pedir a emissão a qualquer momento, ajudando a definir um plano de melhorias.

O Leankeep é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode agilizar e facilitar todo o trabalho da equipe de facilities, podendo trazer diversas mudanças até mesmo na administração de uma empresa. Em nossa plataforma você poderá organizar e agilizar a sua operação, dando visibilidade aos resultados. Tendo acesso a mais de 50 relatórios e indicadores para medir sua manutenção, custos, performance e ativos.

Decisões estratégicas, que podem impactar no resultado de uma empresa, podem ser tomadas a partir de um relatório bem feito. Dessa forma, a produção deles exige que os técnicos se atentem a todos os reparos realizados e que o gestor faça uma análise cuidadosa de todos os dados que foram inseridos.

Ter dados concretos te ajudará a estar sempre pronto para qualquer desafio. Para superar obstáculos é essencial se preparar para resolver os problemas o mais rápido possível.

Principais Relatórios

Separamos alguns dos mais de 50 relatórios disponíveis no Leankeep, para te ajudar  nesse processo:

Relatório de Agenda de Atividades

Uma gestão eficiente necessita de um bom planejamento de atividades. Uma agenda de manutenção preventiva auxilia a empresa a trabalhar dentro dos conformes, utilizando um calendário organizado para ter bons resultados.

Cadastrando a sua agenda de tarefas dentro do software, é possível emitir a qualquer momento o relatório de atividades, que com ele você conseguirá visualizar toda a agenda de manutenção preventivas anuais, mensais e semanais.

Conseguir ter uma visão completa de todas as atividades que irão acontecer é uma grande vantagem na organização da rotina dos técnicos e da gestão.

Indicador de atividades agendadas

O indicador de atividades agendadas também é referente a atividades preventivas. Vale ressaltar que as atividades preventivas procuram garantir a qualidade e segurança da estrutura.

O Leankeep disponibiliza o acompanhamento da proporção de atividades pendentes, realizadas, atrasadas e as que estão aguardando aprovação.

Com esse indicador, você conseguirá mensurar todo o processo de manutenção da sua equipe baseado em dados.

Relatório de Lista de Ocorrências

Nem sempre é possível evitar as falhas, porém é importante estar sempre pronto para solucioná-las. As atividades corretivas podem se fazer necessárias e é extremamente importante fazer a documentação dos impactos provenientes dessas falhas, como tempo de parada do equipamento, além dos custos com ferramentas, mão de obra e fornecedores, afinal é preciso saber todo o impacto gerado e não apenas solucionar o problema.

Com o relatório lista de ocorrências pronto, é possível encontrar o status que a ocorrência se encontra – desde a abertura até a conclusão -, além de dados que compõem a corretiva, como: equipamento/área onde foi aberta a solicitação, prioridade de resolução, emitente e as imagens registradas em todo esse processo. 

Esse é um relatório que fornece diversos dados que podem ser muito vantajosos para o seu plano de manutenção, com ele você consegue ver todo o andamento das tarefas, quantidade de ocorrências de manutenção corretiva, equipamentos mais utilizados nas atividades e definir o melhor plano de ação para melhorias.

Relatório MTBF, MTTR e Disponibilidade de equipamentos

MTBF 

É a sigla para ‘Mean Time Between Failures’, ou “tempo médio entre falhas” em português, é o indicador focado em apresentar, como o próprio nome já diz, o tempo que leva – em média – para o equipamento falhar, ou seja, por quanto tempo ele fica ativo e funcionando entre as falhas.

Esse indicador é crucial no desenvolvimento do plano de manutenção, por conseguir auxiliar na previsão de possíveis falhas dos equipamentos. Quanto maior o MTBF, menor é a frequência de falhas que o equipamento pode apresentar, isto é, maior o tempo que ele demora para falhar novamente após um reparo. Quanto maior for o MTBF, também contribui com a diminuição dos custos de manutenção, aumentando a disponibilidade do equipamento para a equipe e a confiabilidade do equipamento.

Esse indicador é desenvolvido a partir de uma fórmula matemática que analisa a somatória de tempo em bom funcionamento do equipamento dividido pelo número de falhas que aconteceram dentro do período analisado.

MTTR 

É a sigla de Mean Time To Repair, isto é, o “tempo médio para reparos”. Diferente do MTBF, pois esse indicador procura medir a habilidade da equipe em reparar as falhas.

O MTTR está ligado ao termo mantenabilidade, que é a facilidade que a equipe encontra em solucionar as falhas nos equipamentos. Através desse indicador é possível saber a capacidade da equipe de manter o equipamento em pleno funcionamento.

É possível obter esses resultados a partir de uma fórmula matemática que faz a somatória do tempo de cada reparo realizado e divide pelo número de reparos feitos no período analisado.

Logo, pode-se pressupor que o ideal é que seu MTBF seja o maior possível, pois o equipamento está levando mais tempo para falhar, enquanto o MTTR seja o menor, pois é menor o tempo de reparo, ou seja, mais rápido a máquina voltará a operar.

Disponibilidade

A disponibilidade refere a disponibilidade do equipamento que, no melhor dos casos, deveria ser 100%. 

Indicador de Avaliação do Serviço 

Manutenções mal planejadas podem trazer diversos riscos à estrutura da edificação e aos seus usuários. Por esse motivo, é importante acompanhar as avaliações do serviço das corretivas. O Leankeep disponibiliza em gráficos e tabelas  a quantidade de avaliações e quais foram suas classificações. 

Assim podendo analisar quais são os problemas que sua equipe pode estar apresentando e também onde estão sendo bem avaliados e o trabalho foi bem realizado.

O Leankeep pode te ajudar

Nós do Leankeep prezamos muito por trazer facilidade e agilidade no dia a dia do gestor e de toda sua equipe, apresentamos alguns dentre os muitos relatórios que disponibilizamos no nosso software. A tecnologia traz revolução e vantagens para toda a administração da empresa, desenvolvendo um processo dinâmico em toda a operação, auxiliando na percepção da relevância que é ter um bom cuidado com toda a estrutura. 

O Leankeep pode mudar sua operação e te ajudar em diversos aspectos, conheça mais do nosso software clicando aqui.


Compartilhe nossos artigos

Este conteúdo foi útil?