Qual a prevenção na manutenção predial hospitalar contra o Covid-19?

manutenção hospitalar contra o COVID-19
Compartilhe nossos artigos

Médicos e profissionais da saúde estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Para garantir suporte de atendimento e condições necessárias de  recuperação aos pacientes, equipes trabalham dia e noite na manutenção hospitalar contra o COVID-19. No entanto, assegurar a qualidade e agilidade dos serviços e ter controle das operações das terceirizadas de hard e soft service na manutenção e facilities é um desafio constante para a gestão predial hospitalar. Sendo assim, como a manutenção preventiva pode ajudar no combate ao coronavírus? Há novos protocolos de prevenção no combate ao COVID-19 em hospitais? Vamos esclarecer todas essas dúvidas à seguir e saber quais foram os impactos dessa pandemia na rotina de alguns profissionais especializados na manutenção predial hospitalar. 

Porque a manutenção hospitalar contra o COVID-19 é tão importante?

Utilizar Planos com checklists específicos de higienização e desinfecção ajuda a conter a transmissão do coronavírus e proteger a saúde de todas as pessoas que circulam no ambiente hospitalar. Porém, se a infraestrutura do empreendimento hospitalar estiver precária, o bem-estar e a segurança de pacientes, médicos e funcionários estará comprometida. Imagine, o que poderia acontecer se um equipamento falhasse durante uma cirurgia? Ou uma pane nos sistemas elétrico e hidráulico acontecesse? Até mesmo a parada inesperada de um elevador comprometeria gravemente a saúde de quem precisa de cuidados médicos. 

A manutenção preventiva ajuda as equipes de hard e soft service  na organização das atividades e a seguir os checklists de manutenção, limpeza dos ambientes e de outras atividades importantes em suas rotinas. Essa prevenção contribui para o aumento da vida útil dos equipamentos e ainda evita quebras e gastos desnecessários com a manutenção corretiva. Sendo assim, realizar a manutenção preventiva, irá aumentar a eficiência das operações e garantir um ambiente seguro para um atendimento de excelência aos pacientes infectados.

EPI’s: reforço total contra a transmissão do coronavírus em hospitais 

Equipes de manutenção hospitalar, realizam operações de maior complexidade técnica, portanto, na maioria das vezes já estão treinadas para atuar com segurança e seguir as normas da ABNT e órgãos do Ministério da Saúde. Seguindo o protocolo de prevenção do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar do próprio hospital, o técnico que realizar um serviço de manutenção na UTI ou no quarto de um paciente infectado, obrigatoriamente deverá usar: 

  • Máscara branca (n95); 
  • Protetor facial; 
  • Óculos de proteção; 
  • Protetor facial em acrílico; 
  • Avental cirúrgico; 
  • Sapatilha protetora;  
  • Luva descartável.

 Há grande risco de contaminação do COVID-19 também na retirada desses EPI’s, por isso, o técnico deverá seguir um protocolo de proteção ao retirar os equipamentos e, em seguida, destiná-los para o descarte e descontaminação. 

Prevenção contra COVID-19 é redobrada no sistema de climatização  hospitalar

Todos os sistemas prediais são importantes em um empreendimento hospitalar. É importante enfatizar a manutenção preventiva de sistemas de refrigeração em hospitais e reforçar os procedimentos de higiene, pois áreas hospitalares, tem cuidados especiais e níveis de filtragens específicos para controles microbiológicos. Para garantir o nível de qualidade, o ar externo é captado, tratado e insuflado no ambiente, em seguida, exaurido para fora novamente. Dessa forma, não possui recirculação e tampouco permite a migração do ar para outras alas, se tornado mais seguro para os pacientes. 

O software de operação, manutenção e facilities do Leankeep foi desenvolvido para controlar, organizar e gerenciar de forma efetiva todos os serviços de hard e soft service dos empreendimentos. Conte com a segurança  de dados do Leankeep na sua operação, peça agora uma demonstração da ferramenta!

Fonte: ABRAVA, Ministério da Saúde, Med Comex


Compartilhe nossos artigos

Este conteúdo foi útil?