Manutenção Predial e a importância da sua integração com outros setores de uma empresa  

Compartilhe nossos artigos

O modelo administrativo de empresas é dividido em setores ou departamentos para que as diferentes atividades sejam melhor realizadas e, assim, o empreendimento possa focar na sua atividade principal. No entanto, a gestão de operação de uma empresa só terá sucesso se os diferentes setores que a compõem sejam integrados, quando as informações e os fluxos de trabalho são incorporados.

Um exemplo muito comum que comprova a necessidade de integração, de troca de informações entre os departamentos, é quando o setor de manutenção predial agenda uma determinada manutenção preventiva de uma unidade da infraestrutura. Para que tudo ocorra da melhor forma possível, é preciso providenciar os materiais necessários, contactar os funcionários responsáveis e informar toda a equipe daquele setor que a produção pode ser interferida devido a manutenção que o local exige. Desta forma, o responsável daquele setor fará o possível para que essa pausa não interfira na entrega final. O trabalho poderá ser adiantado, ou dividido entre antes e depois da data da manutenção, para conseguir equilibrar a atividade e a necessidade manutenção. Fica claro que os dados provenientes de unidades distintas influenciam diretamente no planejamento e na performance da execução das manutenções.  

Agora, tente imaginar se a equipe do setor que receberá a manutenção preventiva não foi avisada. E se as informações do agendamento da manutenção, como o aviso a equipe, os materiais adequados necessários não estão separados e nem ao alcance dos técnicos? Como é possível saber que todos os materiais necessários estão no estoque, se não foi informado o consumo deles nas manutenções anteriores? Qual é o real desempenho dos equipamentos, se não há um histórico do funcionamento e a eficiência das máquinas e dos sistemas? Como saber se a equipe responsável pela manutenção é hábil, já que não há uma comparação de trabalho realizado e horários? 

Contar com um sistema online de gestão é essencial para centralizar e cruzar todos esses dados de forma simples e transparente. A organização e a maneira prática de apresentar essas informações para as diferentes equipes envolvidas integra a comunicação e trabalha um cronograma eficiente para evitar falhas e garantir o pleno funcionamento dos diferentes setores.   

O software de operação e manutenção de facilities do Leankeep possui as funcionalidades para otimizar toda a gestão de manutenção de médios e grandes empreendimentos, de diferentes segmentos de atuação. Entre as soluções, estão:  

– planejamento de manutenção preventiva e corretivas preditivas;
– integração de informação de todos os ativos da empresa;
– integração com fornecedores;
– abertura simples e rápida de chamados;  
– histórico de desempenhos de máquinas e sistemas;  
– apontamento de paradas de manutenções;   
– controle de atividades e de horas trabalhadas pelas diferentes equipes;    
– acompanhamento e desempenho das manutenções em tempo real;  
– e muito mais.   

Com o fluxo de atividades de manutenção organizado e automatizado, todos os setores da empresa estarão integrados, os dados armazenados, gerando relatórios e indicadores confiáveis que vão facilitar as tomadas de decisões e, consequentemente, reduzir gastos de operação sem interferir na qualidade do andamento da atividade principal. 


Compartilhe nossos artigos

Este conteúdo foi útil?