A importância da manutenção em telhados

Como diz o ditado “o que não é visto, não é lembrado”. Podemos enxergar os efeitos disso quando falamos de manutenção de telhados, por não ser um atributo extremamente visual, acabamos – em muitos casos – deixando a manutenção dele de lado. Infelizmente, só nos lembramos de realizar manutenção nos telhados quando constatamos a existência de um problema. Isso pode acabar onerando muito mais a empresa, porque temos gastos superiores do que os que teríamos com manutenções preventivas recorrentes.
É muito importante lembrarmos que os telhados ficam sempre expostos às intempéries, sol, poeira, folhas e diversos outros fatores ambientais que fogem do nosso controle. Esse fatores podem causar problemas, ocasionando – por exemplo – infiltrações na edificação.
O que a equipe técnica precisa ter para realizar manutenção de telhados?
É extremamente necessário que tenhamos uma equipe especializada para realizar esse tipo de serviço, considerando que existem diversos protocolos de segurança e normas a serem seguidas para manter a integridade dos técnicos.
Precisamos, primeiramente, certificar-nos de que a equipe contratada possui o documento NR35 vigente, documento que habilita o técnico para realizar trabalhos que envolvam se submeter a alturas.
Outro item que precisamos garantir é a utilização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamento de proteção coletiva), dessa forma conseguimos evitar possíveis acidentes, ainda mais quando pensamos que uma das principais causas de acidentes de trabalho graves, está relacionada ao trabalho em altura.
O que é a NR35?
A NR35 é a norma regulamentadora, regida pela portaria 3.214/78, que define os requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura. Considera-se trabalho em altura todas as atividades realizadas acima de 2 metros do nível inferior e onde haja risco de queda.
A responsabilidade de evitar acidentes de trabalho em altura não é somente do empregador, mas também do colaborador ou prestador de serviços. O empregador precisa garantir a implementação das medidas de proteção, e o técnico (ou executor) tem como responsabilidade a realização dos serviços seguindo as medidas de segurança que a norma exige.
É extremamente necessário ter que as duas partes tenham organização e planejamento antes da execução dos serviços em altura, assim pode-se garantir a segurança dos trabalhadores que realizam atividades que apresentam esse risco.
Como fazer a manutenção preventiva em telhados?
A melhor forma de evitar problemas mais graves na edificação decorrentes da ausência de manutenção nos telhados, é por meio da realização de manutenção preventiva. Vamos apresentar agora quais são as principais tarefas necessárias, para evitar problemas:
- Realizar a limpeza geral do telhado, retirando assim todos os objetos que por algum motivo ficaram ali e também sujeiras que estejam obstruindo a cobertura;
- Realizar a limpeza das calhas com recorrência, evitando que a água da chuva seja direcionada para outros lugares;
- Verificar se existem telhas soltas e consertá-las, seja fixando ou substituindo elas, dependendo de cada caso;
- Identificar se há pontos de corrosão nas telhas e calhas, caso seja identificada alguma situação, aplicar anticorrosivos para evitar o agravamento da situação;
- Realizar a impermeabilização das calhas;
- Verificar as vedações e, caso esteja desgastada, realizar novo processo de vedação;
- Realizar a pintura nas telhas, procedimento que ajuda a aumentar a durabilidade delas;
Como não esquecer de fazer a manutenção de telhados preventivamente?
A organização aqui é a chave para o sucesso, é preciso organizar tudo que precisa ser feito, as recorrências, os prazos, os recursos necessários e criar um cronograma para acompanhamento dessas manutenções.
No Leankeep você consegue cadastrar seus checklists, definir uma periodicidade e colocar lembretes para as atividades, garantindo assim que esse processo tão importante não caia no esquecimento.