Entenda o que é ESG e sua relevância dentro do O&M de facilities

Compartilhe nossos artigos

O termo ESG – sigla para “environmental, social and governance” – nasceu em 2004, em uma publicação do pacto global da ONU em parceria com o Banco Mundial. O termo nasceu como uma provocação para instituições financeiras incorporarem os fatores ESG ao mercado de capitais. 

Com pesquisas, concluiu-se que 60% dos consumidores estão buscando empresas que busquem ter uma visão de preocupação com o meio ambiente e com o meio social que ela impacta. Implantar os pilares do ESG na empresa traz um grande diferencial competitivo frente ao mercado.

Se pensarmos, esses pilares de aplicam a todos os segmentos, porque cada vez mais essa preocupação tem se tornado uma necessidade dos consumidores, e com o O&M de facilities não é diferente. A implantação dos pensamentos do ESG dentro do facilities tem grandes implicações e vamos explicar o que é cada pilar e como ele se aplica.

Os três pilares do ESG

Environmental (ambiental)

Começaremos com a primeira letra da sigla, é podemos até nos questionar sobre a aplicação desse ponto ao facilities, porém cada dia mais o modo “não sustentável” de fazer FM é menos aceito. 

Devemos começar a avaliar mudanças pequenas que sua empresa pode aplicar para ter menos impactos no meio ambiente. Logo de princípio, já existem atitudes simples que podem ser mudadas no dia a dia da empresa, como separar o lixo, fazer o descarte correto dele e diminuir o uso de plástico e papel já são mudanças bastante significativas e que podem ser visualizadas por possíveis parceiros e clientes.

Também é possível começar a observar possíveis modificações que possam ser feitas na sua prestação de serviços e que trazem diferencial, como a redução da emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente, considerar a utilização de energia limpa.

Muitas práticas parecem ser inatingíveis, mas ter essa preocupação e essa conscientização dentro da sua empresa já o primeiro passo para que a mudança aconteça e ao demonstrar aos seus clientes que você se importa com esses temas, isso poderá ser levado como diferencial em relação a outras empresas que não se preocupam com os impactos que elas podem causar ao meio ambiente.

Social

O segundo pilar é o social, ligado ao cuidado com os funcionários e terceiros. O fornecimento de EPIs, horários adaptados e melhores condições de transporte são um bom início para o desenvolvimento do pilar social.

Porém, esse ponto vai muito além disso. A empresa se preocupar, conscientizar e aplicar assuntos como cuidado com saúde física e mental, bons benefícios e cuidado com o bem-estar e lazer dos funcionários, também são ações que demonstram interesse no cuidado do âmbito social.

Estar atento à questão da diversidade e inclusão na equipe, também poderá ser um diferencial no momento de contratação do serviço devido à amplitude e relevância que o tema tem.

Além disso, investir no seu funcionário por meio de  treinamentos na área de atuação da empresa e cursos de autoconhecimento traz grandes vantagens no dia a dia, além de mudar a visão do funcionário em relação à empresa ao perceber o cuidado e reconhecimento com ele.

Governance (governança)

Aqui entra o pilar que podemos ter mais facilidade para implantar na empresa, pois está relacionado a contratos desenvolvidos no dia a dia de facilities. O objetivo desse pilar é mostrar a importância de fazer contratos que seguem as leis e a ética, sem beneficiar terceiros de forma indireta ou qualquer outra forma de corrupção.

Estar sempre atento às legislações que podem impactar a sua empresa e seguir todas essas demandas corretamente, mostra o comprometimento da empresa com aquele que está contratando-a. Esses diferenciais têm grande importância na confiabilidade que a empresa transmite para o mercado e para sua concorrência.

Seguir todas as normas de contratação com os funcionários CLT e terceirizados entra no pilar de governança, passar confiança e mostrar que a empresa é justa e segue os parâmetros impostos pela lei faz diferença dentro e fora da sua empresa.

Além disso, ter todos os certificados necessários, demonstra que estão aptos a prestarem um serviço de qualidade seguindo os critérios determinados com segurança e responsabilidade. É importante reforçar o controle que a sua empresa possui das exigências legais nos serviços oferecidos.

Importância da implantação do ESG

A implantação de ESG na sua empresa e na sua operação, traz um grande diferencial competitivo frente ao mercado. Fazendo o gestor a fazer uma análise de aspectos que podem impactar externamente tanto de diferenciais que crescem dentro do dia a dia das empresas.

Esse posicionamento será considerado no momento da contratação do seu serviço, pois demonstra a preocupação da sua empresa com fatores que tem impacto no serviço prestado, mas também na sociedade e no meio ambiente.

O ESG agrega valor a sua empresa, fazendo com que possivelmente venham clientes que buscam empresas inovadoras dentro do O&M de facilities.

O Leankeep te ajuda na implantação do ESG

O Leankeep pretende te ajudar a cada dia buscar mais melhorias para sua equipe com o auxílio da tecnologia.

Por esse motivo, ele pode ser aplicado nos três pilares, no ambiental ele se posiciona ajudando na organização das atividades da sua equipe e proporcionando uma comunicação mais clara com as equipes em campo, com a qual você pode enfatizar a necessidade de se fazer o descarte correto de todo o material usado nas atividades. 

Além disso, o investimento da implantação de um software como o Leankeep, mostra a preocupação de atualizar o seu funcionário com novas tecnologias que auxiliam a rotina de trabalho, trazendo benefícios e cuidado com toda a equipe e aqui vemos a aplicação do pilar social.

Por fim, o Leankeep emite diversos relatórios que seguem as imposições legais, um exemplo é o PMOC que – com o auxílio do Leankeep – é emitido de maneira ágil e seguindo tudo aquilo que a legislação exige sem preocupações.

Se interessou por todos os benefícios que o Leankeep pode trazer para a sua empresa? Solicite uma demonstração detalhada agora mesmo!


Compartilhe nossos artigos

Este conteúdo foi útil?