Conheça a ferramenta que simplifica a emissão do seu PMOC!

Compartilhe nossos artigos

A qualidade do ar em ambientes climatizados gera muitas preocupações aos empreendimentos – a preservação dos equipamentos, o planejamento adequado das preventivas, fiscalizações e multas, redução dos custos com corretivas – porém, a questão principal discutida pelos órgãos de saúde é a respeito do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas que respiram diariamente o ar de ventilação mecânica.  Na verdade, passamos grande parte do nosso tempo em ambientes fechados e isso pode causar sérios riscos a saúde. Um sistema de climatização que não realiza uma manutenção preventiva correta, gera o mau funcionamento dos equipamentos, acumula sujeiras em seus filtros e pode desenvolver vírus e bactérias que provocam doenças respiratórias gravíssimas. 

Para eliminar de vez estes perigos, a manutenção preventiva e periódica do sistema de climatização é exigida por lei, através do documento PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle. Ele assegura e comprova a qualidade do ar dos equipamentos de refrigeração de estabelecimentos públicos ou privados. O documento facilita a gestão da manutenção e organiza todas as informações fundamentais para os órgãos de fiscalização. 

A seguir, conheça mais detalhes sobre o PMOC e descubra como emitir de maneira simples e prática uma versão digital e gratuita do documento para sua empresa ou para o seu cliente.  Boa leitura!

Porque o PMOC existe?

O PMOC é um documento que existe para regulamentar os procedimentos de verificação, manutenção, limpeza e conservação dos sistemas de climatização. Seu objetivo é  garantir que a infraestrutura de climatização promova um ar interno de qualidade, livre de microrganismos nocivos à saúde. Por isso, ele é tão fundamental nos empreendimentos e para prestadores de serviços, pois ele planeja toda manutenção preventiva dos ambientes internos climatizados, ajuda ainda a aumentar a vida útil do aparelho, previne falhas ou paradas inesperadas e protege a vida de quem frequenta estes espaços. 

Através da lei federal nº 13.589 de 2018 e da portaria n° 3.523/98 do Ministério da Saúde, ele passou a ser obrigatório em edifícios de uso público e coletivo que possuem sistema de ar condicionado com carga térmica superior a 5 TR ou 60.000 BTUs, seja em um único equipamento ou na soma de todos eles em um ambiente.

Mas na prática, como o PMOC funciona?  

A sua realização se inicia já no planejamento de manutenção preventiva dos equipamentos de ares-condicionados, na fase mecânica do PMOC. 

 Nesse plano, são verificadas as correções técnicas a serem executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também: 

  • Número de ocupantes dos ambientes refrigerados;
  • Carga térmica dos equipamentos;
  • Tipo de atividade desenvolvida no local; 
  • Tempo de uso do sistema.   

Nele deve conter também, informações sobre o projeto de climatização, a descrição das atividades de manutenção, a periodicidade das manutenções determinadas por um responsável técnico, recomendações para emergências e todos os registros que comprovem a realização das atividades.

As verificações do estado de manutenção e as atividades necessárias nos aparelhos devem ser feitas por este técnico habilitado. Ele ficará responsável por toda a manutenção preventiva e corretiva, limpeza dos filtros e a troca de peças e painéis.

Então, além de evitar a proliferação de doenças respiratórias através do ar, o PMOC traz algumas vantagens para a sua empresa: 

  • Garante a limpeza e a manutenção eficaz dos equipamentos;
  • Reduz o consumo de energia;
  • Aumenta vida útil dos equipamentos;
  • Reduz gastos com manutenção corretiva; 
  • Evita multas e fechamento do empreendimento por falta do PMOC.

Pois, os estabelecimentos que não cumprirem com as exigências estão sujeitos às penalidades previstas na Lei nº 6.437 pela fiscalização da Anvisa e os valores da infração podem variar de R$ 2.000,00 a R$ 1.500.000,00 dependendo do risco ou gravidade, recorrência e tamanho do estabelecimento, sendo dobrada na sua reincidência.

 Clique aqui e tenha acesso a um e-book completo sobre as exigências do PMOC!

Gerador de PMOC – Emita o seu modelo digital! 

Algumas empresas utilizam planilhas em Excel com checklists para a realização do PMOC, mas, controlar o tudo por planilhas pode deixar brechas no gerenciamento e manutenção dos ativos. Agora, já imaginou ter uma ferramenta digital, onde você pudesse reunir todas as informações dos sistemas de climatização da sua empresa ou do seu cliente, e gerar toda essa documentação em segundos, conforme as exigências da lei? 

Essa ferramenta já existe e chama-se, Gerador de PMOC! 

Ela é uma plataforma digital que elimina a desorganização de papéis do PMOC feito por planilhas e traz para a sua operação, agilidade e praticidade com todas as informações inseridas em um só lugar. O Gerador está preparado para otimizar o tempo de cadastro dos equipamentos, áreas, atividades dos técnicos e torna mais eficiente a gestão e a emissão do plano de manutenção.

O Leankeep oferece uma experiência única com o Gerador de PMOC, pois descomplica as fases consideradas complexas do documento e proporciona mais clareza na inserção dos dados durante o processo da sua realização. 

Com o Gerador você não vai esquecer nenhuma informação importante do empreendimento, com o passo a passo simples da ferramenta, você terá o checklist com todas as atividades que devem ser realizadas  e poderá ter o controle total da operação. 

O melhor disso tudo é que você poderá gerar o seu PMOC gratuitamente e receber o documento em PDF direto no seu e-mail. Não é perfeito?  

Evite qualquer surpresa por fiscalizações e tenha o relatório exigido do PMOC atualizado em apenas alguns cliques.  

Faça um teste gratuito, clique aqui e conheça o Gerador de PMOC do Leankeep!


Compartilhe nossos artigos

Este conteúdo foi útil?