Como investir em sustentabilidade agrega valor ao imóvel

Compartilhe nossos artigos

A construção civil é uma das indústrias que mais utilizam recursos naturais. Por isso, tem se tornado cada vez mais necessário que imóveis tenham projetos sustentáveis. Além de fazer bem para o planeta, também é uma forma de reduzir custos e agregar valor ao imóvel. 

Estas medidas sustentáveis podem ser feitas de muitas formas e começa já na construção: é possível priorizar materiais naturais e tecnologias alternativas para reduzir os danos ambientais já no momento inicial. Também é possível pensar em como preservar a flora e fauna do local, criar iniciativas de espaços comuns para os moradores (como hortas e jardins comunitários) e adaptar essa construção à topografia local para reduzir os danos o máximo possível. 

Existem outras opções que agregam valor ao empreendimento e ajudam o planeta, como reaproveitar a água da chuva, utilizar energia solar e outras fontes de energias renováveis, fazer um espaço para a coleta seletiva do lixo, isolamento térmico que prioriza a climatização natural, iluminação de baixo consumo, entre outros. Se o projeto for bem planejado e executado, priorizando o uso de materiais adequados, o empreendimento também irá durar mais tempo e também irá reduzir o impacto ambiental a longo prazo. 

Uma iniciativa importante para incentivar este tipo de projeto são as certificações ambientais, como a LEED, Processo Aqua e o Selo Procel Edificações. Este reconhecimento formal é uma forma também de garantir que as edificações estejam adotando iniciativas sustentáveis e assim terem mais credibilidade e servirem de referência. 

Software de operação, manutenção e facilities

O software é seu aliado por gerar mais sustentabilidade no imóvel com redução de custos nas manutenções e gestão. Com os diversos relatórios gerados pelo software, é possível apontar:

  • Funcionamento de máquinas;
  • Materiais para atividades preventivas;
  • Equipamentos e áreas com mais propensão a problema;
  • Performance de aparelhos. 

Isso tudo impacta na sustentabilidade do imóvel e na redução de custos. Confira todas as vantagens do Software Leankeep para a sua operação, aqui!

FONTE: Pensamento Verde, Jornal Metro e Fórum da Construção


Compartilhe nossos artigos

Este conteúdo foi útil?