Software de operação, manutenção e controle: 5 motivos para incluir um na sua operação

software de manutenção

Existem inúmeras razões para trazer a tecnologia para dentro da sua operação. Além de tornar o processo mais rápido e de reduzir os custos com o uso de papéis, a tecnologia normalmente consegue dar mais controle para a equipe de  gestão do projeto. Por esse motivo, falaremos sobre 5 razões pelas quais você deve investir em um software de manutenção para gerenciar a sua equipe.

1º: Tenha dados e informações das instalações organizados e planeje toda a operação

O primeiro motivo para investir em um software de gestão de O&M é a organização. Afinal, é crucial para a sua operação ser sustentável que você tenha todas as informações organizadas e ao alcance da mão. Para isso, nada melhor do que um software para fazer isso por você.

Além da organização, há também o ponto do planejamento. Ou seja, ao ter tudo organizado, você consegue ter uma visão muito mais clara do todo. Com isso, consegue traçar com mais segurança planejamentos reais e tangíveis.

Tendo tudo documentado é possível também conferir, antes de deslocar um time para a execução de uma manutenção, se existem garantias relacionadas àquele equipamento em questão. Dessa forma, pode-se identificar se a melhor alternativa é a manutenção ou se é hora de realizar a substituição do equipamento.

Por fim, um dos benefícios também de centralizar seus dados em uma plataforma é que todas as informações ficam seguramente armazenadas em um banco de dados. Dessa forma, evitam-se imprevistos que prejudiquem sua operação e seus históricos.

2º Gerencie as equipes de manutenção e facilities com total controle sobre as suas atividades

O segundo benefício de ter um software de gestão de manutenções na sua empresa é que ele possibilita saber em quais atividades sua equipe está trabalhando naquele dia.

Tenha em mãos a agenda de cada colaborador e saiba como está o andamento dos chamados e das tarefas de rotina. Dessa forma, você consegue saber e controlar tudo isso de forma mais simples e remota. Com a ajuda de um software completo que contemple todas as necessidades da sua operação, seu dia a dia fica mais fácil.

Ter esse controle te dá mais segurança sobre o que está sendo executado pelo seu time. Assim, você encontra os gaps nos processos internos da sua empresa e consegue solucioná-los rapidamente.

3º Melhore a comunicação e aproxime gestão, equipes, clientes e/ou ocupantes

Através de um software que integra toda a sua equipe de operação, você consegue se comunicar muito mais fácil e rapidamente com todos, garantindo assim que demandas urgentes sejam solucionadas com agilidade. A comunicação fica muito harmônica entre a equipe operacional e a equipe de gestão.

Além disso, um software integra todos as pessoas responsáveis para que as atividades de manutenção e operação sejam realizadas com mais clareza. É possível cadastrar fornecedores, clientes e ocupantes para oferecer um canal direto de comunicação, evitando ruídos de informação ou ainda erros no processo. Tendo todas as informações no sistema, não tem erro.

4º Tome decisões estratégicas baseadas em dados confiáveis

Os softwares de gestão de manutenção, por concentrarem todos os dados sobre as manutenções e processos da sua área, são a melhor ferramenta na hora de gerar relatórios. Por meio deles é possível enxergar os detalhes da operação, tornando muito mais fácil o processo de tomada de decisões. 

Decisões assertivas precisam de embasamento, e isso é possível através de plataformas que deem visibilidade aos resultados alcançados pela sua empresa.

5º Valorize o trabalho realizado e potencialize resultados

Tendo o controle de tudo que sua equipe está fazendo, é possível ir além e motivar ainda mais todos do seu time com recompensas individuais ou coletivas através de recompensas financeiras, reconhecimento ou ainda outras modalidades de bonificações.

Afinal, com um incentivo extra a equipe tende a dar tudo de si e fazer o trabalho com 100% de sua capacidade, o que é benéfico para o desenvolvimento e aprimoramento dos profissionais e também para a companhia, que saberá que pode contar com todos os integrantes da equipe.

Onde consigo encontrar um software como esse?

Todos esses recursos e benefícios apresentados podem ser encontrados no Leankeep. Ou seja, centralize dados, tenha mais de 50 relatórios, acompanhe a operação com aplicativo online ou offline, torne a comunicação mais fluída e muito mais!

Quer incluir na sua operação um software que vai te ajudar a elevar o nível dos seus serviços e ainda te trazer mais controle sobre tudo que ocorre? Agende sua demonstração com o nosso time clicando aqui e conheça melhor o Leankeep para entender como ele irá melhorar a sua rotina!

Este conteúdo foi útil?