3 dicas básicas de gestão para aumentar a produtividade da sua equipe técnica!

Compartilhe nossos artigos

Um dos desafios de uma empresa prestadora de serviços é controlar e aumentar a produtividade de suas equipes. Muitas ações podem ser praticadas diariamente na sua empresa para que os técnicos tenham um ótimo desempenho. Nesse quesito, a motivação dos funcionários pode garantir uma alta produtividade e a sobrevivência da empresa mediante a concorrência. Este é um ponto realmente importante para o sucesso do negócio, pois pessoas motivadas produzem mais e melhor. Segundo pesquisas, elas chegam a ter 50% a mais de produtividade, algo que pode agregar valor ao serviço prestado e reduzir os custos da sua operação. 

Portanto, nesse artigo vamos trazer dicas que podem aumentar o desempenho dos seus técnicos, aumentar a eficiência dos serviços prestados e divulgar uma imagem positiva da sua empresa. 

Dica 1 – Tenha um planejamento bem desenhado dos processos e das atividades

Equipes externas precisam ter autonomia suficiente para resolver problemas sozinhas. Porém, esse auto-gerenciamento só é possível de ser alcançado quando se tem um bom direcionamento de todos os processos da área. Sendo assim, um planejamento estabelecido com todas as atividades alinhadas, faz muita diferença no dia a dia dos técnicos. Saber o que, quando e como fazer é imprescindível para conquistar uma melhor atuação nos serviços prestados. Investir em uma ferramenta inteligente pode ajudar a manter os serviços claros e organizados, aumentando assim, a produtividade dos técnicos. São muitos pontos positivos para a sua gestão e para a organização dos técnicos, por exemplo:

  • Através de uma agenda virtual os técnicos em campo podem acompanhar qual será a sua programação do dia, consultar que tipo de serviço será desempenhado, o local e o horário definido, tudo pelo celular! 
  • Além dessa organização, eles também poderão fazer anotações específicas sobre o serviço que está sendo executado, abrir outras solicitações se for necessário, como o orçamento de peças, por exemplo, e dar baixa na atividade logo que terminar o trabalho.
  • A verificação de que tudo foi realizado com sucesso pode ser feita por checklist, nele o técnico pode conferir se todos os procedimentos daquela tarefa foram seguidos corretamente e garantir que nada de importante seja esquecido.

Dica 2 – A execução dos processos ajuda a pontuar quais são os principais erros da sua equipe

Agora que todos já sabem dos processos da área e conhecem quais são as suas atribuições diárias através do planejamento de trabalho, será essencial seguir com a execução correta do plano.  Só será possível mensurar a produtividade da equipe se todos aderirem ao formato de trabalho estabelecido. Com essa ação, você poderá identificar falhas no planejamento e na comunicação entre os integrantes da equipe, algo que é extremamente importante para aumentar a produtividade, a performance e reduzir erros na área. 

Com esse controle, a análise de indicadores pode também ser um fator para comprovar se todo o planejamento está sendo bem executado com os resultados esperados. Dessa forma, identificar ações de melhorias nos processos ajuda a alcançar as metas e os objetivos pensados para sua empresa.

Um software pode entregar para a sua gestão indicadores de desempenho, produtividade, organização e controle da agenda da equipe. Com relatórios bem detalhados é possível saber o tempo que o técnico levou para executar um serviço e quais foram as suas dificuldades. Tudo fica registrado na plataforma, por isso, a aderência da equipe é fundamental para essa análise, quanto mais informações forem registradas, mais indicadores de performances e melhorias a sua empresa terá.

Dica 3 – Uma equipe motivada faz toda diferença

Motive a sua equipe para seguir com o plano e os processos da área e invista em treinamentos, cursos e aperfeiçoamentos, esse desenvolvimento profissional faz toda diferença em qualquer função. Quando a empresa promove um ambiente participativo, de bem-estar e de oportunidades, o ser humano por trás de um time é valorizado aumentando o engajamento e a sua motivação em fazer a sua parte na operação, por isso:

  • Realize dinâmicas, reproduza situações do dia a dia e deixe sua equipe à vontade para mostrar como eles lidariam com situações críticas, essa é uma ótima oportunidade para conhecer a realidade deles, aprender e também passar ensinamentos; 
  • Valorize seus profissionais e dê ouvidos para suas solicitações, especialmente quando se trata do trabalho da prestação de serviços, pois quanto mais satisfeitos, mais qualidade no trabalho eles entregam. Isso interfere diretamente na imagem da empresa;
  • Empodere a sua equipe e entregue o que há de melhor para eles desempenharem o trabalho com eficiência. Dar a eles acesso a uma ferramenta digital para aprimorar os seus serviços é também uma forma de valorização do trabalho profissional, pois irá facilitar o dia a dia, tornar o trabalho mais ágil e entregar mais autonomia para a execução das tarefas. Esse profissional se sentirá mais preparado e seguro para atender com qualidade, seguindo o seu cronograma, inserindo suas observações e comprovando o trabalho prestado.

Dica bônus – Empodere sua equipe com o software Leankeep

O Leankeep é uma ferramenta inteligente de operação e manutenção de facilities que centraliza informações e cruza dados de forma simples e transparente. A organização e a maneira prática de apresentar essas informações para as diferentes equipes envolvidas integra a comunicação e trabalha um cronograma eficiente para evitar falhas e garantir a produtividade de diferentes setores.   

O software Leankeep possui as funcionalidades para otimizar toda a sua gestão de manutenção entre as soluções, estão:  

  • Planejamento de manutenção preventiva e corretivas preditivas;
  • Integração de informação de ativos da empresa;
  • Integração com fornecedores;
  • Abertura simples e rápida de chamados;  
  • Histórico de desempenhos de máquinas, sistemas e equipes;  
  • Controle de atividades e de horas trabalhadas pelas diferentes equipes;    
  • Acompanhamento e desempenho das manutenções em tempo real;  

E muito mais. Com o fluxo de atividades de manutenção organizado e automatizado, todos os setores da empresa estarão integrados, os dados armazenados, gerando relatórios e indicadores confiáveis que vão facilitar as tomadas de decisões para melhorar o desempenho das equipes, o funcionamento de sistemas e, consequentemente, te auxiliar a reduzir gastos de operação sem interferir na qualidade do andamento da atividade principal.

Atualize a forma de gerenciamento e de trabalho das suas equipes de manutenção! Conheça agora a melhor ferramenta de operação e manutenção de facilities com o Leankeep!


Compartilhe nossos artigos

Este conteúdo foi útil?